Dificuldades de Aprendizagem ou Queixas Escolares

As dificuldades de aprendizagem e as queixas escolares são comuns e podem se manifestar de várias maneiras. Elas podem ser influenciadas por fatores cognitivos, emocionais, sociais e ambientais. Identificar e compreender essas dificuldades é crucial para oferecer o suporte necessário. Aqui estão algumas das principais dificuldades e queixas escolares manifestadas por crianças e adolescentes:

Transtornos de Aprendizagem Específicos

Como por exemplo dislexia, discalculia e disgrafia.

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

Caracterizado pela dificuldade em manter a atenção, impulsividade, dificuldade em focar em ​tarefas, esquecimento de compromissos e materiais escolares, agitação física e, em alguns casos, ​hiperatividade. Pode se manifestar tanto em ambiente escolar quanto em outras áreas da vida.

Dificuldade na Compreensão e Expressão Oral

Problemas na compreensão de instruções verbais complexas e na capacidade de se expressar ​oralmente, problemas de vocabulário, fala truncada ou confusa e dificuldades na construção de ​frases.

Problemas de Memória

Dificuldade em reter e recuperar informações aprendidas, esquecimento frequente de ​informações recentemente aprendidas, dificuldade em lembrar-se de instruções e em realizar ​tarefas sequenciais.

Ansiedade Escolar

Medo ou preocupação excessiva em relação ao desempenho escolar, recusa em ir à escola, ​sintomas físicos (como dor de barriga ou dor de cabeça) relacionados ao ambiente escolar, choro ​e preocupação constante com notas e avaliações.

Problema de Interação Social

Dificuldade em estabelecer e manter relacionamentos com colegas, isolamento, conflitos ​frequentes com colegas, dificuldade em trabalhar em grupo e problemas para entender normas ​sociais.

Dificuldades em Organização e Gerenciamento de Tempo

Problemas em planejar, organizar e gerenciar o tempo para concluir tarefas escolares e outros ​compromissos, atraso na entrega de tarefas, materiais escolares desorganizados, dificuldade em ​seguir um cronograma e perda de prazos.

Motivação e Interesse Baixo

Falta de interesse ou motivação para as atividades escolares, que pode estar relacionada à ​dificuldades de aprendizagem, problemas emocionais ou falta de conexão com o conteúdo escolar, ​desinteresse em ir à escola, não participar das aulas, evitar tarefas e atividades escolares e falta ​de envolvimento em projetos escolares.

Dificuldades de Adaptação à Escola

Problemas na adaptação ao ambiente escolar, especialmente em transições importantes, como a ​mudança de escola ou de fase escolar, estresse, queda no desempenho acadêmico, dificuldade em ​fazer amigos e resistência a participar de atividades escolares.

Queixas Relacionadas ao Bullying

Mudanças no comportamento, queda no desempenho acadêmico, resistência em ir à escola, sinais ​de tristeza ou depressão, e queixas físicas sem causa aparente.

Ao apresentar os sintomas citados a cima, é preciso agir de forma coordenada e isso pode incluir
- Realização de Avaliação Psicológica
- Manter a Parceria e o Diálogo com a Escola
- Realizar Intervenções Específicas
- Oferecer Apoio Emocional

Um ambiente de aprendizado inclusivo e que atenda às necessidades específicas de cada criança ​ou adolescente é dial para garantir um aprendizado efetivo, seguro e acolhedor para as ​crianças e adolescentes.